segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Propostas para manter a Advocacia em primeiro lugar




As propostas a seguir cumprem o objetivo de dar aos nossos colegas subsídios para que possam conhecer, analisar e, finalmente, decidir o seu voto. O que apresentamos nada mais é do que a síntese de demandas que nos foram apresentadas ao longo desta gestão.

Hoje, nossa 33ª subseção está em condições de avançar, e muito. Temos o ambiente adequado para isso. Cada vez mais pessoas estão se dispondo a contribuir conosco. Uma evidência disso são estas propostas apresentadas aqui.

Ressaltamos que todos que puderem contribuir sempre serão bem-vindos. Somos uma entidade que só avança quando estamos engajados em agregar as nossas forças. Se você tem uma sugestão, não se esquive em nos procurar e apresentá-la. Quem sabe além de sugerir você ajude a implementar? Espaço para produzir é o que não falta.


PRERROGATIVAS e ÉTICA

—Manutenção e fortalecimento do trabalho na defesa das prerrogativas, montando uma Comissão de Advogados e Advogadas atuantes, visando a materialização de ações concretas para respeito dos direitos e garantias dos advogados.

—Plantão das Prerrogativas com acesso fácil e ampla divulgação.

—Permaneceremos com as ações junto dos magistrados, promotores, delegados, tabeliães e etc. para que entendam e valorizem o trabalho do advogado, trabalhando na construção de relações pautados no respeito e consideração mútua.

—Reivindicaremos a implantação de um TED Regional e de Prerrogativas para nossa regional com sede em Jundiaí.

—Desenvolveremos ações de conscientização sobre os valores e a importância da ética na advocacia.

—Continuaremos trabalhando contra toda e qualquer forma de aviltamento de honorários.


ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA 

—Obtivemos inúmeros avanços e conquistas com relação a Assistência Judiciária, graças a todos nossos colaboradores que se engajaram nessa missão, bem como ao trabalho de nossos representantes junto das Comissões existentes na Seccional Paulista e Subseção.

—Em nossa chapa, temos pessoas gabaritadas nesse sentido, razão pela qual, continuaremos com um trabalho forte e incansável na defesa dos advogados e advogadas inscritas no Convênio contra todo e qualquer tipo de desmando ou desrespeito praticado pela Defensoria.


SEM ADVOGADO, SEM ADVOGADA NÃO SE FAZ JUSTIÇA 

—Somos totalmente contrários a qualquer tipo de processo ou conciliação sem a presença do advogado ou da advogada.

—Diante disso, não pouparemos esforços para que os advogados e advogadas  sempre se façam presentes em toda e qualquer sessão ou audiência conciliatória.


A CASA DO ADVOGADO

—Em razão do impasse na liberação de recursos para a construção da Nova Casa na Cidade Administrativa, a atual Casa do Advogado recebeu uma série de reformas e melhorias. Para a próxima gestão, JÁ TEMOS PROJETO APROVADO para as seguintes intervenções:
(a) reestruturação da sede atual mediante a ampliação do auditório;
(b) criação de sala de aula específica para a ESA; 
(c) criação de salas privativas para atendimento da Ética e Prerrogativas; 
(d) reformas para melhora da acessibilidade; 
(f) revitalização da área de lazer existente; 
(g) inserção de um novo espaço destinado aos funcionários para que façam suas refeições.


VALORIZAÇÃO DA MULHER ADVOGADA

—Trabalharemos fortemente pela igualdade de gênero para que a mulher advogada conquiste ainda mais seu espaço no mercado de trabalho.

—Neste sentido, iremos difundir o Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada, criado pelo Provimento 164/2015 do Conselho Federal da OAB e trabalhar para sua implantação.


APOIO AO JOVEM ADVOGADO

—Avançaremos no excelente trabalho já desempenhado pela Comissão do Jovem Advogado.

—Manteremos e ampliaremos o plantão de apoio na Casa do Advogado, bem como o telefone de suporte diário aos novos advogados;

—Continuaremos e ampliaremos o trabalho de orientação ao jovem advogado, principalmente com relação ao processo eletrônico e ao sistema eletrônico da Assistência Judiciária.


GESTÃO LEGAL DE ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA

—Visando melhorar a qualidade e eficiência do escritório de advocacia, vamos realizar cursos sobre Gestão Legal de Escritório de Advocacia, para todos tenham as ferramentas necessárias que contribuam na melhoria da administração do seu escritório, desenvolvendo gestão financeira, marketing, gestão de pessoas, entre outros temas.


CURSOS E ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL

—Continuaremos fortes e atuantes, por meio da Comissão Cultural, com palestras, seminários, cursos de extensão, além, dos cursos de pós-graduação por meio da ESA Escola Superior de Advocacia.

—Vamos atuar no sentido de trazer cursos em todas as áreas do Direito, inclusive nas áreas referentes aos “Novos Mercados”.

—Também avançaremos ainda mais com relação ao apoio aos advogados e advogadas em tudo que estiver relacionado ao processo eletrônico.


NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

—Iremos realizar uma força tarefa por meio de cursos, seminários e palestras, além da pós-graduação sobre o Novo Código de Processo Civil, para que todos os advogados e advogadas estejam preparados antes da sua entrada em vigor prevista para março de 2016.


SALAS DOS ADVOGADOS

—A atual gestão implementou uma série de melhorias em todas as salas dos advogados localizadas nos fóruns de nossa região como pintura, reforma, aquisição de novos mobiliário, computadores e impressoras.

Agora, iremos ampliar ainda mais:

VÁRZEA PAULISTA: Reforma da sala da OAB no Fórum Estadual;

CAMPO LIMPO PAULISTA: Reforma da sala da OAB no Fórum Estadual;

ITUPEVA: Implantar Projeto Piloto de Auto Atendimento;

CAJAMAR: Melhorias das salas da OAB no Fórum Estadual e Fórum Trabalhista.


A OAB PARA O ADVOGADO

—Criaremos novos canais de comunicação para que os advogados(as) interajam com a diretoria, participando com sugestões e críticas de modo a contribuir com o fortalecimento da nossa classe;

—Continuaremos com as ações de transparência financeira e consolidação de um trabalho de austeridade fiscal, controle financeiro, tomada de preços e prestação de contas;

—Investimento em Gestão de Qualidade e Eficiência na Casa do Advogado;

—Racionalização do serviço administrativo, dando melhores condições de trabalho aos funcionários e, com isso, possibilitar um atendimento eficiente aos advogados;

—Avançaremos para aumentar o número de convênios;

—Expansão e aprimoramento do CLASSIJUR;

—Ampliação de eventos e confraternização da classe;



A OAB E SEU PAPEL SOCIAL 

—Diante do sucesso da nossa campanha, “NÃO DÊ ESMOLAS – Doe a uma Entidade Social”, iremos implementar novas ações com o objetivo de destacar o importância social da OAB na construção de nossa sociedade.

—Retomada e reestruturação do Projeto “OAB vai à Escola”.

—Continuaremos firmes e ativos junto das Sociedades Civis e Conselhos Municipais, mostrando toda a nossa independência e a preocupação com assuntos de interesse social.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Jovens advogados detalham experiência com a OAB


A Advocacia exige de todos os seus integrantes um permanente espírito de cooperação. Esse é um dos pilares que justificam a atuação da Ordem dos Advogados do Brasil em suas seccionais e centenas de subseções. A postura colaborativa é apresentada desde o momento da formação na Faculdade de Direito. A partir da academia os militantes da advocacia já sabem que sozinhos não conseguirão se mover, quiçá, chegar a algum lugar. 

A doutora Camila Schumann, que preside a Comissão do Jovem Advogado (CJA) desde 2013, tem o privilégio de poder ensinar e praticar este princípio da colaboração. Professora desde 2011, nos últimos anos ela teve a oportunidade de participar de diversas solenidades para entrega das carteiras da OAB aos aprovados no Exame de Ordem. A satisfação de ver os ex-alunos se tornarem efetivos colegas de trabalho, muitas vezes, foram indisfarçáveis.

"É sempre gratificante saber que conseguimos contribuir um pouco com a formação de novos profissionais" afirma a drª Camila. Por estar à frente da CJA, a possibilidade de contribuir com o aprimoramento dos advogados que estão iniciando a carreira ganha uma extensão especial. "É muito revigorante receber todo respeito, carinho e admiração por parte de quem um dia foi aluno, hoje é colega que vai vivenciar e superar as mesmas dificuldades que eu e, claro, outras que sempre surgem no caminho", revela.

A jovem professora e advogada gosta de citar uma expressão do escritor Augusto Cury: "Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles"

Com base nisso, a drª Camila que atua nas áreas Cível e Trabalhista, acompanha os primeiros passos de novos profissionais militantes em áreas diferentes, mas que levam na bagagem um mesmo sentimento: a gratidão que será sempre a base da postura colaborativa a ser percebida ao longo de toda a carreira do advogado.

Confira a seguir alguns depoimentos que comprovam a importância da cooperação entre os profissionais que estão começando e aqueles que acumulam experiência.

PARCERIA REAL
A drª Cristiane Aguieiras, atuante nas áreas de Trabalhista, Cível e Penal, destaca o apoio fundamental da CJA nos esclarecimentos e direcionamento. "Gostaria de parabenizar e agradecer a toda a diretoria e comissões da OAB/Jundiaí da gestão 2013/2015. Principalmente a Comissão de Jovem Advogado, pois sempre que necessário recorro a estes para a resolução de dúvidas. Dúvidas estas que só a prática nos tira e o auxílio desta Comissão tem sido fundamental para nos esclarecer e direcionar. Este tipo de trabalho é muito importante para nós jovens advogados. Estamos começando a nossa caminhada profissional, agora podemos dizer que não estamos mais sozinhos! E ainda contamos com o incentivo dos membros desta. Fica aqui o meu MUITO OBRIGADA! Especialmente a minha eterna professora Camila Schumann!".

DÚVIDAS QUE ASSOLAM

O dr. José Luiz Laurindo, que atua nas áreas do Direito de Família e Sucessões, do Trabalho e Administrativo, recorda que, no começo, as dúvidas assolam o iniciante. "Quando obtive a aprovação no Exame de Ordem, fui muito bem recepcionado pelos colaboradores da 33ª Subseção da OAB/SP.  Resta-me enfatizar, que a Comissão do Jovem Advogado abrilhanta esta Casa, visto que, diversas foram às dúvidas que assolaram o início de minha carreira e com auxílio daquela Comissão, por intermédio de sua presidente, Dra. Camila Schumann, todas foram esclarecidas com presteza e cordialidade."


IMAGEM HONRADA
Para o dr. Carlos Fernandes, que atua nas áreas de Direito Civil, Familiar, Previdenciário, Trabalhista e do Consumidor, exalta a disposição e transparência no trabalho. "Eu, na qualidade de jovem advogado, apoio a reeleição do advogado Dr. Airton Bressan, para sua mantença na Presidência da 33ª Subseção da OAB Jundiaí, por ser uma pessoa visivelmente e notoriamente íntegro e honrado por toda comunidade jurídica, que cuida diariamente de sua reputação ilibada, principalmente, ao que dizer de sua ética e moral, não tendo o que o desabone publicamente.  Uma pessoa íntegra. 
É sempre muito transparente em suas ações, claro e preciso em seus trabalhos. Jamais pairam dúvidas sobre sua honradez e honestidade. 
Homem que não mede esforços para desempenhar o papel em que foi eleito, não deixando tal função falar mais alto de que o seu trabalho. Foram inúmeras vezes que estive em nosso Fórum Estadual e acompanhei descarregando materiais para repor os mesmos antes de acabá-los na Sala dos Advogados, assim como sempre foi atencioso em atender aos meus pedidos e ligações diante algumas dificuldades ocorridas no exercício de nossa profissão.
Por fim, tenho também o que elogiar a gestão pela Comissão dos Jovens advogados, presidida pela Dra. Camila Schumann e seus colegas de empreitada, que sempre estiveram dispostos a nos atender prontamente, esclarecendo eventuais dúvidas de nossa vida cotidiana profissional. Não tendo os que desabonem."


APRENDIZADO CONSTANTE
O dr. Virgílio Pereira, que exerce o Direito nas áreas Cível e Trabalhista, destaca a prestatividade no apoio da CJA estimulam o crescimento e aprendizado que devem ser uma constante no exercício da advocacia. "A vida jurídica para o profissional advogado quando sai da faculdade com pouca ou nenhuma experiência é um desafio grande e uma das primeiras barreiras que enfrentamos para galgar a maturidade na área.  Tive a oportunidade de me relacionar e aprender um pouco com apoio da Comissão do Jovem Advogado da OAB/SP 33ª Subseção Jundiaí na presença da ilustre Doutora Camila Schumann que pode me atender de pronto e passou parte de sua experiência acadêmica e profissional na oportunidade. Logo, o desejo de crescer e aprender são condizentes ao nosso dia a dia e com apoio dos caros colegas que já estão atuando. Pela união da classe e pela liberdade de exercer nossa atividade com o respaldo dos demais colegas e amigos."

Comissão do Jovem Advogado atua com dedicação




Caros colegas,

Gestão não se faz sozinho.
Nosso trabalho é fruto da união de advogados e advogadas que muitas vezes se ausentam do escritório ou do convívio de seus familiares para doar um pouco de seu tempo em favor da Advocacia.

E essa união resulta na formação de inúmeras comissões temáticas.
Todas as comissões merecem meu respeito e especial agradecimento, mas, quero aproveitar esse espaço para agradecer e exaltar uma delas em especial, qual seja, A COMISSÃO DO JOVEM ADVOGADO, presidida pela Dra. Camila Reiniz Schumann.

E faço esse destaque especial, pois, não somos daqueles que acham que em campanha política deve imperar o “vale tudo”. Tentam desqualificar o trabalho desta valorosa Comissão do Jovem Advogado em busca de votos e isso não vamos aceitar.
Respectiva comissão trabalhou duro, pensando nos jovens advogados e advogadas.

Aqueles que acusam se “esqueceram” ou não sabem que a Comissão realiza:
1) Que os plantões ocorrem toda quinta-feira, das 9h00 às 11h00, na Casa do Advogado, reservando-se um atendimento individualizado e personalizado para cada advogado ou advogada;

2) Que os celulares de todos os membros da Comissão sempre estão disponíveis a qualquer hora para qualquer tipo de esclarecimento ou dúvida;

3) Que todos os jovens advogados e advogadas têm a liberdade para irem aos escritórios dos membros da comissão para qualquer tipo de ajuda, notadamente para serem auxiliados em tudo ao que se refere ao Sistema E-Esaj e PJE;

Cabe destacar, ainda, que os membros da comissão deram subsídios aos novos colegas sobre outras questões, como por exemplo, identificação visual de seus escritórios. Como todos sabem, há um rigor na forma de divulgação dos nossos escritórios. Há normas que o jovem advogado precisa de suporte e, felizmente, temos colegas voluntariosos para sanar dúvidas corriqueiras sobre os padrões a serem adotados, os melhores fornecedores, entre outras questões.

Isso, por óbvio, vai além da atribuição como membro de uma comissão, implica em disposição para partilhar conhecimento, profissionais que colocam a Advocacia em primeiro lugar.

O trabalho merece ser respeitado e não tenho dúvidas de que avançaremos e fortaleceremos ainda mais essa Comissão que sempre se destacou em nossa gestão.

Obrigado a todos.

Dr. Airton Sebastião Bressan
PELA ORDEM - CHAPA 2

A nova Casa do Advogado



Precisamos ser claros e honestos com os advogados e advogadas, pois somos totalmente contrários às falsas "promessas de campanha".

É absolutamente inverídico o que nossos adversários andam falando sobre a Nova Casa do Advogado a ser construída na Cidade Administrativa. Levianamente, alegam que o projeto "parou" por nossa inércia.

A realidade dos fatos é que o terreno que estava inicialmente direcionado para o projeto da Nova Casa do Advogado não possuía título de propriedade, logo, esse fato impedia a liberação de recursos financeiros junto ao BNDES, tanto que a OAB/SP (Seccional Paulista), responsável pelo custeio da obra, não incluiu em seu orçamento a verba destinada à construção.

Em razão disso, houve um remanejamento para uma nova área por iniciativa da Prefeitura, que atualmente aguarda aprovação junto à Câmara Municipal.
Destaque-se que esta área irá receber não somente a OAB, mas também o Poder Judiciário, o Ministério Público e outras instituições da sociedade civil.

Como presidente, sempre busquei ser transparente com relação a esse ponto, tanto que na Revista da OAB Jundiaí, Ano I - Nº 03 de Maio de 2013 tinha como matéria de capa justamente a "NOVA CASA DO ADVOGADO". (Clique no link ao lado para acessar a íntegra da matéria).

Sempre estivemos atentos, diligentes e preocupados com relação a este tema, mantendo contato permanente com os poderes Executivo e Legislativo locais, além da OAB/SP.
E continuaremos desta forma.
Não se deixem levar por falsas promessas, notadamente de quem no PASSADO, tanto criticou uma outra campanha que também, falsamente, tinha a "construção" da Nova Casa como proposta.

Dr. Airton Sebastião Bressan
PELA ORDEM - CHAPA 2

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes