As propostas a seguir cumprem o objetivo de dar aos nossos colegas subsídios para que possam conhecer, analisar e, finalmente, decidir o seu voto. O que apresentamos nada mais é do que a síntese de demandas que nos foram apresentadas ao longo desta gestão.
Hoje, nossa 33ª subseção está em condições de avançar, e muito. Temos o ambiente adequado para isso. Cada vez mais pessoas estão se dispondo a contribuir conosco. Uma evidência disso são estas propostas apresentadas aqui.
Ressaltamos que todos que puderem contribuir sempre serão bem-vindos. Somos uma entidade que só avança quando estamos engajados em agregar as nossas forças. Se você tem uma sugestão, não se esquive em nos procurar e apresentá-la. Quem sabe além de sugerir você ajude a implementar? Espaço para produzir é o que não falta.
PRERROGATIVAS e ÉTICA
—Manutenção e fortalecimento do trabalho na defesa das prerrogativas, montando uma Comissão de Advogados e Advogadas atuantes, visando a materialização de ações concretas para respeito dos direitos e garantias dos advogados.
—Plantão das Prerrogativas com acesso fácil e ampla divulgação.
—Permaneceremos com as ações junto dos magistrados, promotores, delegados, tabeliães e etc. para que entendam e valorizem o trabalho do advogado, trabalhando na construção de relações pautados no respeito e consideração mútua.
—Reivindicaremos a implantação de um TED Regional e de Prerrogativas para nossa regional com sede em Jundiaí.
—Desenvolveremos ações de conscientização sobre os valores e a importância da ética na advocacia.
—Continuaremos trabalhando contra toda e qualquer forma de aviltamento de honorários.
ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA
—Obtivemos inúmeros avanços e conquistas com relação a Assistência Judiciária, graças a todos nossos colaboradores que se engajaram nessa missão, bem como ao trabalho de nossos representantes junto das Comissões existentes na Seccional Paulista e Subseção.
—Em nossa chapa, temos pessoas gabaritadas nesse sentido, razão pela qual, continuaremos com um trabalho forte e incansável na defesa dos advogados e advogadas inscritas no Convênio contra todo e qualquer tipo de desmando ou desrespeito praticado pela Defensoria.
SEM ADVOGADO, SEM ADVOGADA NÃO SE FAZ JUSTIÇA
—Somos totalmente contrários a qualquer tipo de processo ou conciliação sem a presença do advogado ou da advogada.
—Diante disso, não pouparemos esforços para que os advogados e advogadas sempre se façam presentes em toda e qualquer sessão ou audiência conciliatória.
A CASA DO ADVOGADO
—Em razão do impasse na liberação de recursos para a construção da Nova Casa na Cidade Administrativa, a atual Casa do Advogado recebeu uma série de reformas e melhorias. Para a próxima gestão, JÁ TEMOS PROJETO APROVADO para as seguintes intervenções:
(a) reestruturação da sede atual mediante a ampliação do auditório;
(b) criação de sala de aula específica para a ESA;
(c) criação de salas privativas para atendimento da Ética e Prerrogativas;
(d) reformas para melhora da acessibilidade;
(f) revitalização da área de lazer existente;
(g) inserção de um novo espaço destinado aos funcionários para que façam suas refeições.
VALORIZAÇÃO DA MULHER ADVOGADA
—Trabalharemos fortemente pela igualdade de gênero para que a mulher advogada conquiste ainda mais seu espaço no mercado de trabalho.
—Neste sentido, iremos difundir o Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada, criado pelo Provimento 164/2015 do Conselho Federal da OAB e trabalhar para sua implantação.
APOIO AO JOVEM ADVOGADO
—Avançaremos no excelente trabalho já desempenhado pela Comissão do Jovem Advogado.
—Manteremos e ampliaremos o plantão de apoio na Casa do Advogado, bem como o telefone de suporte diário aos novos advogados;
—Continuaremos e ampliaremos o trabalho de orientação ao jovem advogado, principalmente com relação ao processo eletrônico e ao sistema eletrônico da Assistência Judiciária.
GESTÃO LEGAL DE ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA
—Visando melhorar a qualidade e eficiência do escritório de advocacia, vamos realizar cursos sobre Gestão Legal de Escritório de Advocacia, para todos tenham as ferramentas necessárias que contribuam na melhoria da administração do seu escritório, desenvolvendo gestão financeira, marketing, gestão de pessoas, entre outros temas.
CURSOS E ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL
—Continuaremos fortes e atuantes, por meio da Comissão Cultural, com palestras, seminários, cursos de extensão, além, dos cursos de pós-graduação por meio da ESA Escola Superior de Advocacia.
—Vamos atuar no sentido de trazer cursos em todas as áreas do Direito, inclusive nas áreas referentes aos “Novos Mercados”.
—Também avançaremos ainda mais com relação ao apoio aos advogados e advogadas em tudo que estiver relacionado ao processo eletrônico.
NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
—Iremos realizar uma força tarefa por meio de cursos, seminários e palestras, além da pós-graduação sobre o Novo Código de Processo Civil, para que todos os advogados e advogadas estejam preparados antes da sua entrada em vigor prevista para março de 2016.
SALAS DOS ADVOGADOS
—A atual gestão implementou uma série de melhorias em todas as salas dos advogados localizadas nos fóruns de nossa região como pintura, reforma, aquisição de novos mobiliário, computadores e impressoras.
Agora, iremos ampliar ainda mais:
VÁRZEA PAULISTA: Reforma da sala da OAB no Fórum Estadual;
CAMPO LIMPO PAULISTA: Reforma da sala da OAB no Fórum Estadual;
ITUPEVA: Implantar Projeto Piloto de Auto Atendimento;
CAJAMAR: Melhorias das salas da OAB no Fórum Estadual e Fórum Trabalhista.
A OAB PARA O ADVOGADO
—Criaremos novos canais de comunicação para que os advogados(as) interajam com a diretoria, participando com sugestões e críticas de modo a contribuir com o fortalecimento da nossa classe;
—Continuaremos com as ações de transparência financeira e consolidação de um trabalho de austeridade fiscal, controle financeiro, tomada de preços e prestação de contas;
—Investimento em Gestão de Qualidade e Eficiência na Casa do Advogado;
—Racionalização do serviço administrativo, dando melhores condições de trabalho aos funcionários e, com isso, possibilitar um atendimento eficiente aos advogados;
—Avançaremos para aumentar o número de convênios;
—Expansão e aprimoramento do CLASSIJUR;
—Ampliação de eventos e confraternização da classe;
A OAB E SEU PAPEL SOCIAL
—Diante do sucesso da nossa campanha, “NÃO DÊ ESMOLAS – Doe a uma Entidade Social”, iremos implementar novas ações com o objetivo de destacar o importância social da OAB na construção de nossa sociedade.
—Retomada e reestruturação do Projeto “OAB vai à Escola”.
—Continuaremos firmes e ativos junto das Sociedades Civis e Conselhos Municipais, mostrando toda a nossa independência e a preocupação com assuntos de interesse social.