Dr. Eraze Sutti, detalha razões para apoiar a reeleição do dr. Bressan
A OAB, seguramente, é o pilar mais confiável na defesa ativa do Estado Democrático, na defesa mais essencial ao cidadão, seja porque é a entidade mais importante integrante da sociedade civil, seja porque veste o manto do interesse público na estrutura da Justiça e sem pertencer ao Estado, sem sofrer qualquer subordinação.
Logo, mais do que uma entidade de defesa da classe, a OAB deve ser protagonista no amparo do cidadão, nas garantias da sociedade e na lisura na Administração Pública contra as ilegalidades, inclusive, do próprio Estado.
E essa missão não permite seu uso para interesses pessoais ou político-partidários ou, até mesmo, para segmentar a categoria em castas, privilegiando apenas um pretensa elite.
Pois bem. São condições dessa missão pródiga da OAB, a democratização interna de seus atos, o fomento da participação indistinta de todos e a conscientização de classe na defesa de sua atuação e das fundamentais prerrogativas.
Assim, não pode ser possível à OAB defender com eficiência as prerrogativas de seus membros se a sua direção cultivar o segmentarismo elitista, o velado preconceito interno. Não pode ser efetiva a defesa dos cidadãos e da sociedade, sem que todos nós advogados possamos conviver internamente com o fomento do companheirismo ético e a promoção do coleguismo institucional.
Muito menos, não pode ser plausível à OAB zelar com firmeza pela defesa da lei e das garantias constitucionais na sociedade e, também, diante dos atos do Poder Público, sem a promoção da transparência e da lisura nos atos de gestão de seus representantes.
E por trilhar este caminho, apoio o Bressan!
É inegável que nossa OAB de hoje é mais democrática e participativa que a de antes! É incontestável que nossa OAB de hoje é uma entidade mais acolhedora a todos nós advogados, indistintamente, do que antes! É patente que nossa OAB de hoje não vê seus dirigentes se valendo do cargo para usufruir de benesses pessoais, contaminando sua imparcialidade vital.
É inegável, ainda, que muito mais deve ser feito, que devemos avançar mais!
Mas esse é o caminho, essa é a base que deve continuar evoluindo, dia a dia, para uma melhor atuação institucional, para o fortalecimento efetivo da primordial missão da OAB: garantir a plenitude do Estado Democrático de Direito pela advocacia, através de sua altiva voz.
Esse é o meu voto no Bressan.
Esse é meu voto nos integrantes da CHAPA 2!
0 comentários:
Postar um comentário