A Advocacia exige de todos os seus integrantes um permanente espírito de cooperação. Esse é um dos pilares que justificam a atuação da Ordem dos Advogados do Brasil em suas seccionais e centenas de subseções. A postura colaborativa é apresentada desde o momento da formação na Faculdade de Direito. A partir da academia os militantes da advocacia já sabem que sozinhos não conseguirão se mover, quiçá, chegar a algum lugar.
A doutora Camila Schumann, que preside a Comissão do Jovem Advogado (CJA) desde 2013, tem o privilégio de poder ensinar e praticar este princípio da colaboração. Professora desde 2011, nos últimos anos ela teve a oportunidade de participar de diversas solenidades para entrega das carteiras da OAB aos aprovados no Exame de Ordem. A satisfação de ver os ex-alunos se tornarem efetivos colegas de trabalho, muitas vezes, foram indisfarçáveis.
"É sempre gratificante saber que conseguimos contribuir um pouco com a formação de novos profissionais" afirma a drª Camila. Por estar à frente da CJA, a possibilidade de contribuir com o aprimoramento dos advogados que estão iniciando a carreira ganha uma extensão especial. "É muito revigorante receber todo respeito, carinho e admiração por parte de quem um dia foi aluno, hoje é colega que vai vivenciar e superar as mesmas dificuldades que eu e, claro, outras que sempre surgem no caminho", revela.
A jovem professora e advogada gosta de citar uma expressão do escritor Augusto Cury: "Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles".
Com base nisso, a drª Camila que atua nas áreas Cível e Trabalhista, acompanha os primeiros passos de novos profissionais militantes em áreas diferentes, mas que levam na bagagem um mesmo sentimento: a gratidão que será sempre a base da postura colaborativa a ser percebida ao longo de toda a carreira do advogado.
Confira a seguir alguns depoimentos que comprovam a importância da cooperação entre os profissionais que estão começando e aqueles que acumulam experiência.
PARCERIA REAL

DÚVIDAS QUE ASSOLAM
O dr. José Luiz Laurindo, que atua nas áreas do Direito de Família e Sucessões, do Trabalho e Administrativo, recorda que, no começo, as dúvidas assolam o iniciante. "Quando obtive a aprovação no Exame de Ordem, fui muito bem recepcionado pelos colaboradores da 33ª Subseção da OAB/SP. Resta-me enfatizar, que a Comissão do Jovem Advogado abrilhanta esta Casa, visto que, diversas foram às dúvidas que assolaram o início de minha carreira e com auxílio daquela Comissão, por intermédio de sua presidente, Dra. Camila Schumann, todas foram esclarecidas com presteza e cordialidade."
IMAGEM HONRADA
Para o dr. Carlos Fernandes, que atua nas áreas de Direito Civil, Familiar, Previdenciário, Trabalhista e do Consumidor, exalta a disposição e transparência no trabalho. "Eu, na qualidade de jovem advogado, apoio a reeleição do advogado Dr. Airton Bressan, para sua mantença na Presidência da 33ª Subseção da OAB Jundiaí, por ser uma pessoa visivelmente e notoriamente íntegro e honrado por toda comunidade jurídica, que cuida diariamente de sua reputação ilibada, principalmente, ao que dizer de sua ética e moral, não tendo o que o desabone publicamente. Uma pessoa íntegra.
É sempre muito transparente em suas ações, claro e preciso em seus trabalhos. Jamais pairam dúvidas sobre sua honradez e honestidade.
Homem que não mede esforços para desempenhar o papel em que foi eleito, não deixando tal função falar mais alto de que o seu trabalho. Foram inúmeras vezes que estive em nosso Fórum Estadual e acompanhei descarregando materiais para repor os mesmos antes de acabá-los na Sala dos Advogados, assim como sempre foi atencioso em atender aos meus pedidos e ligações diante algumas dificuldades ocorridas no exercício de nossa profissão.
Por fim, tenho também o que elogiar a gestão pela Comissão dos Jovens advogados, presidida pela Dra. Camila Schumann e seus colegas de empreitada, que sempre estiveram dispostos a nos atender prontamente, esclarecendo eventuais dúvidas de nossa vida cotidiana profissional. Não tendo os que desabonem."
APRENDIZADO CONSTANTE
O dr. Virgílio Pereira, que exerce o Direito nas áreas Cível e Trabalhista, destaca a prestatividade no apoio da CJA estimulam o crescimento e aprendizado que devem ser uma constante no exercício da advocacia. "A vida jurídica para o profissional advogado quando sai da faculdade com pouca ou nenhuma experiência é um desafio grande e uma das primeiras barreiras que enfrentamos para galgar a maturidade na área. Tive a oportunidade de me relacionar e aprender um pouco com apoio da Comissão do Jovem Advogado da OAB/SP 33ª Subseção Jundiaí na presença da ilustre Doutora Camila Schumann que pode me atender de pronto e passou parte de sua experiência acadêmica e profissional na oportunidade. Logo, o desejo de crescer e aprender são condizentes ao nosso dia a dia e com apoio dos caros colegas que já estão atuando. Pela união da classe e pela liberdade de exercer nossa atividade com o respaldo dos demais colegas e amigos."
0 comentários:
Postar um comentário